Do noivado ao matrimônio

Noivado, para que serve?

 

O noivado tem como significado a “Preparação”, ou seja, a partir da data do noivado os noivos entrarão num período de preparação para o casamento. É o anúncio oficial de que os noivos estão comprometidos e se casarão em breve. Iniciam-se os preparativos para a cerimônia religiosa e recepção.

 

Tradicionalmente, o noivado era uma festa ou reunião íntima, com poucos convidados, onde o pretendente tinha a obrigação de pedir a mão da sua pretendida ao seu pai, seu futuro sogro, em casamento. Com o seu consentimento, o noivado estava oficializado e os noivos passavam a usar a aliança de compromisso na mão direita.

 

A tradição não se perdeu, apenas tivemos algumas poucas modificações, mas muitos casais preferem ainda fazer tudo como manda o figurino. A família da noiva era quem arcava com as despesas do casamento, hoje isso é ou dividido entre as famílias, ou dividido entre os noivos, que em muitas vezes preferem arcar com as despesas de seu casamento.

 

O noivado é ainda uma ocasião solene, mas com um diferencial, atualmente o noivado tem um toque mais descontraído e informal. O noivo pode pedir a mão da noiva em casamento, mas pode também, de comum acordo com a noiva e seus pais, comunicar aos convidados o seu noivado e brindar por isso. 

Slide2.PNG

Festa de Noivado

 

A festa de noivado costuma ser uma recepção simples, íntima para um número pequeno de convidados. Não quer dizer que os noivos não possam aproveitar a ocasião para realizar um evento de maior porte.

 

Festa: A festa de noivado poderá ser um jantar, um almoço, um churrasco, uma simples recepção com um coquetel. Algo sofisticado ou simples, formal ou informal, mas sempre ao estilo dos noivos e conforme o número de convidados.

 

Local: O local poderá ser a casa de um dos noivos, o que é o ideal, num sítio, num restaurante, ou salão de um Buffet, conforme o planejado e número de convidados.

 

Convites: Os convites para o noivado deverão ser mais simples e entregues pessoalmente com os dados da recepção, local e hora.

 

Traje: O traje não precisa ser informado, pois com bom senso, todos saberão o que vestir conforme o tipo de ocasião e horário, inclusive os pais e os noivos.

 

Presentes: Antigamente, ao anunciar o noivado, a noiva passava a ganhar itens para compor o seu enxoval. Esses itens eram compostos de artigos de cama, mesa e banho, além de artigos de uso pessoal como camisolas e outros, pois o sentido do noivado era este, a preparação para o casamento. Atualmente não se presenteia mais os noivos por ocasião do noivado, mas quem quiser poderá ficar à vontade para enviar ao casal um agrado como uma cesta de flores, uma caixa de bombons ou um bom vinho. Mas alguns ainda por tradição, principalmente familiares, presentearão a noiva com itens para o seu enxoval. Posteriormente os noivos marcarão o Chá Bar ou Chá de Panelas, ou Chá de Calcinhas, conforme a moda e criatividade de cada um.

 

Lembrancinhas: Essa é uma escolha opcional dos noivos, mas não é comum, nem necessário.

 

Programação da festa de noivado

 

Como toda festa, a do noivado precisa também de um planejamento e organização. Muitos são os detalhes, mas será, com certeza, para os noivos, uma ocasião para já se familiarizarem com os preparativos que terão que fazer para o casamento.

 

1- Escolher data

2- Definir estilo e tipo de recepção

3- Lista de convidados

4- Escolha do local

5-Orçamento e contratação dos profissionais e serviços: músicos, foto e filmagem, decoração, etc.

6- Orçamento e contratação de itens diversos para o grande dia.

7- Programação dos acontecimentos e cerimonial.

 

Desenvolvimento da festa

 

Manter música ambiente que poderá ser eletrônica ou instrumental, ou ainda cantada de forma suave por um músico contratado.

 

1- Recepção aos convidados

2- Coquetel de entrada

3- Jantar (opcional – poderá ser somente o coquetel)

4- Anúncio do noivado

5- Ritual de Bênção com a troca das alianças.

6- Brinde dos noivos

7- Corte do Bolo

8- Cumprimentos e agradecimentos

9- Momento de ficar a vontade com os convidados.

 

Tempo ideal de Preparo para o casamento

 

Prazos são estipulados com o intuito de ajudar os noivos na preparação do seu casamento. Sabemos que, quanto maior a antecedência, melhor os resultados, mas isso não é regra, pois é possível organizar um casamento em pouco tempo, somente que, isso exigirá muito mais dos noivos, principalmente da noiva e porá em risco sua tranquilidade podendo lhe causar estresse. De uma forma ou de outra, ter um profissional que lhe ajude a planejar, organizar, montar o cerimonial e cuidar de tudo no dia poderá ser muito mais vantajoso e lhe garantirá tranquilidade.

 

Tenha como base o seu noivado. Que deverá ter a duração de seis meses a dois anos no máximo. Esta data lhe servirá como referência, pois será a partir dela que se iniciarão os preparativos para o casamento. É quando a noiva passará a ser presenteada e a formar o seu enxoval, pensar na data do casamento, nos convidados, fazer pesquisas, tirar dúvidas, pedir opiniões e idealizar o seu futuro casamento.

 

Montar o famoso Check-List é o ideal, pois passará a estruturar passo a passo o seu casamento em todos os detalhes.

O Ritual de bênção de Noivado (Católico)

 

O Ritual de noivado é breve, simples e foca no consentimento, nas bênçãos e troca das alianças. Para o ritual de bênçãos poderá haver cortejo de entrada onde a noiva entrará com seus pais e o noivo com os seus para, a partir do consentimento e bênção dos pais, se unirem para a troca das alianças que já estarão no bolso do noivo. O celebrante poderá enfatizar este momento, salientando a importância da bênção dos pais sobre a vida e as escolhas dos filhos.

 

O Ritual segue desta forma:

 

1-Acolhida e introdução do celebrante

2-Acolhida e exposição das intenções dos noivos por eles mesmos

3-Orações

4-Bênção e consentimento dos pais

5-Entrega das alianças

6-Bênção das alianças

7-Benção sobre os noivos pelo celebrante, pais e convidados.

 

RITUAL PARA BÊNÇÃO DE NOIVADO

 

Por: Rhawy Chagas Ramos

 

Presidente: Caros irmãos e irmãs, a característica do Cristão Católico é viver em comunidade, participando das atividades comunitárias e partilhando sua vida com a comunidade. Neste sentido, N... e N... , querendo assumir um compromisso de maior seriedade, se fazem aqui presentes, para nos comunicarem sua decisão e pedirem nossas orações.

 

Noivos: Aqui estamos, e com nossas famílias pedimos a Bênção de Deus.

 

Pres.: Sabemos que todos nós, a todo momento, temos necessidade da Graça de Deus; e os fiéis cristãos não ignoram também que a Graça de Deus é ainda mais necessária quando se preparam para constituir uma nova família. Vamos, portanto, implorar a Bênção divina sobre estes nossos irmãos, para que cresçam na estima um do outro, se amem com sinceridade e se tornem maduros para a celebração do seu matrimônio, através de respeitoso intercâmbio de vida e da oração comum.

 

(breve momento de silêncio, para cada um fazer sua prece individual).

Noivo: Chamo o Sr. N... e a Sra. N... (pais da noiva) para que na presença de Deus e de todos que aqui nos honram com a sua presença, nos dêem seu consentimento e sua Bênção, em nome de Deus, para que possamos vivenciar em profundidade e na autenticidade cristã este período de noivado.

(os pais da noiva se apresentam e abençoam o futuro genro)

 

Pais: (colocando a mão no ombro do futuro genro) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Noiva: Também chamo o Sr. N... e a Sra. N... (pais do noivo) para que façam o mesmo...

 

Pais: (colocando a mão no ombro da futura nora) N... você tem o nosso consentimento, desça sobre vocês a benção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

 

ENTREGA DAS ALIANÇAS

 

Noivo: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.

 

Noiva: N... recebe este anel em sinal do meu compromisso e da minha fidelidade.

 

Pres.: (colocando a estola sobre as duas mãos) Deveis conservar de tal modo os objetos mutuamente presenteados que, a seu tempo, venhais a cumprir tudo que prometestes com esta doação recíproca.

 

Todos: amém.

 

ORAÇÃO DA BÊNÇÃO

 

(Os noivos se ajoelham, para receberem a bênção. Os pais, dele e dela, estendendo a mão direita sobre eles proferem:)

 

Pais: Nós vos louvamos, Senhor nosso Deus; que suavemente chamastes e destinastes estes vossos filhos N... e N... a se amarem reciprocamente; dignai-vos confirmar os seus corações, para que eles, conservando a fé e procurando agradar-vos em tudo, tenham a felicidade de chegar ao sacramento do Matrimônio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Pres.: Senhor Deus, fonte de todo amor, por cujo desígnio providencial, estes jovens se encontram na vida; concedei que eles, ao pedirem a vossa graça em preparação para o casamento e sustentados pela bênção celeste, não só cresçam na estima de um pelo outro, como se amem reciprocamente com amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Todos: Amém.

 

Pres.: O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

 

Todos: Amém.

Cerimonial de Noivado

 

 

Para noivado também não existe um cerimonial específico, mas sim uma pequena formalidade que pode acontecer de forma bem simples ou mais elaborada, dependendo da importância que este acontecimento terá ou não para o casal e do que pretendem guardar na memória sobre esta ocasião especial, lembrando que regras de etiqueta valem em qualquer ocasião.

 

 

Forma de proceder com o pedido:

 

 

1 – O noivo pede a mão da noiva em casamento ou, os noivos anunciam o seu noivado aos pais e convidados, ou ainda, os pais anunciam o noivado de seus filhos aos convidados – sempre com um discurso. São opções.

 

2 – Os noivos trocam as alianças. Isso pode ser feito de forma simples ou dentro de um ritual de bênção feito por um celebrante e conforme a religião dos noivos. 

 

3 – Brinde com champanhe entre os noivos, com os pais e respectivos convidados.

 

4 – Corte do bolo.

 

5 - Fotos entre os noivos e seus pais

 

Veja que são sugestões. Não existe regra, o importante é e saborear cada oportunidade que a vida concede para ser feliz e brindar com familiares e amigos.