Debutante

 

Tempo Especial

 

“Debutante” vem Do francês “débutante” que tem um significado todo especial de “iniciante”. Tradicionalmente as moças são apresentadas à sociedade por seus pais quando completam 15 anos, assim elas ganham uma bela festa, o seu primeiro baile onde, por um dia, são princesas cobertas de sonhos prestes a se tornarem realidade.

 

O primeiro sonho, o primeiro amor, a primeira valsa...

 

É tempo de abrir as portas do coração para novas emoções, para uma vida que estará desabrochando como uma flor e por nós será acolhida, amada e respeitada.

 

Mais do que tradição, a passagem da menina moça que será apresentada por seu pai para a sociedade como mulher, é um momento especial, mágico e cheio de encantos.

 

Fase esta da vida que toda moça deveria saborear ao máximo, pois será entre tantas, mais uma experiência que deixará marcas e emoções a serem lembradas com sorrisos, lágrimas e saudades.

 

Com requinte ou com simplicidade, o importante é que a menina moça tenha o seu grande dia e que este seja mais do que especial!

 

Muitos são os detalhes que poderão enriquecer e valorizar esta data especial para a vida da jovem, que formalmente será apresentada à sociedade, e que passará a ter a responsabilidade de tratar a vida com mais seriedade.

 

A festa de debutante, assim como qualquer outra festa, requer cuidados, atenção, planejamento, programação e organização para a sua realização. Entusiasmo, criatividade e boa vontade são os ingredientes principais.

 

A seriedade do momento deverá estar de acordo com a personalidade, estilo e gosto pessoal da jovem. Os sonhos da mãe, deverão se submeter aos sonhos da filha que dará o seu toque final em tudo. A moda também interfere nas escolhas. A entrada triunfal da debutante é sempre muito valorizada, estas por vezes, podem ser simples ou extravagantes, o importante é que o dia seja perfeito. A partir das principais definições, um cerimonial personalizado é traçado de forma a valorizar e engrandecer este dia.

Cerimonial de Debutante

 

A festa de 15 anos, com a apresentação do cerimonia de debutante é uma ocasião muito especial e meche muito com os sonhos das meninas, gerando ansiedade e expectativa.

 

Pensando nisso, a minha proposta é desenvolver um cerimonial para este momento, buscando satisfazer e realizar os sonhos e as expectativas da debutante, conciliados com a realidade e experiências de vida da jovem e de sua família.

 

Além do Cerimonial, muitas outras atrações e opções de atividades podem ser efetuadas para incrementar este momento e satisfazer o gosto e o estilo pessoal da jovem debutante. O principal é respeitar e distinguir o que é o sonho da debutante, e o que é o sonho dos seus pais, a partir disso, podemos conciliar as ideias para que o grande dia seja perfeito!

 

Para o cerimonial, alguns pontos são importantes e podem ser bem explorados de forma a fazer com que, cada momento seja mágico e diferente, tanto para a debutante, quanto para os seus pais e convidados. O cerimonial estabelecido será marcado pela emoção de cada momento e certamente, será inesquecível!

 

Para a festa, o desejo principal de toda jovem é a realização da “balada”, é de estar com os amigos e dançar muito! Considerando este fato e o tempo de festa, desenvolvemos o cerimonial de forma dinâmica, otimizada, focando nos principais pontos e de extremo significado e importância.

O Cerimonial é composto de símbolos e ações que representam as passagens de maior significado na vida da debutante. Dentro do que é tradicional tudo pode ser personalizado, modificado, mas o importante é que todas as informações a serem apresentadas tenham um sentido, uma razão dentro da vivência da debutante.

Cerimonial Tradicional

 

No cerimonial tradicional, o sentido original, baseado na apresentação da jovem mulher a sociedade, ganhou um toque mais romântico, onde a presença do príncipe é algo marcante e fundamental e o grande baile, virou uma grande “balada”. Este é o ponto auge, com uma característica totalmente personalizada, quanto mais diferente for a festa e o cerimonial, melhor!

Composição do cerimonial:

 

* Apresentação da debutante

* Entrega da joia

* Troca do sapato

* Entrega da boneca

* Oferta do buquê pela mãe

* Valsa com o pai e príncipe para apagar as 15 velas com as 15 damas. 

 

Trajes do cerimonial

 

Para a festa de debutante, a jovem utilizará três trajes, cada um tem uma representação importante dentro do contexto social que esta ocasião apresenta. O primeiro traje é social para a recepção aos convidados, este a representa em sua juventude atual. Antes de iniciar o cerimonial a jovem se prepara de forma especial, para isso, efetua a sua primeira troca de roupa, vestindo um traje típico de princesa para viver um sonho encantado, é a representação visual da passagem do tempo. Após o término do cerimonial, a jovem fará nova troca de roupa, mas desta vez, estará se vestindo de forma mais arrojada e feminina, para saborear com os amigos a tão esperada "balada".

 
Cerimonialista Malise Kroth